quinta-feira, 20 de junho de 2019

GUERRA TECNOLÓGICA EUAXCHINA - HUAWEI PODE SAIR DO SISTEMA ANDROID


Guerra Tecnológica EUA x China: Huawei pode sair do sistema Android
Posted by Thoth3126 on 20/06/2019

Os EUA força Google a cortar a Huawei de usar seu sistema operacional Android; então a Huawei pode migrar para o sistema Aurora. Chame isso de integração móvel da Eurásia; uma parceria estratégica em desenvolvimento entre a Rússia-China pode estar à beira de gerar seu próprio sistema operacional para telefonia móvel – e isso não é apenas uma metáfora – em substituição ao sistema Android do Google.
Tradução, edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch
Diga olá ao sistema operacional Rússia-China. A proibição dos EUA à gigante chinesa Huawei está pressionando a empresa chinesa a desenvolver sistemas alternativos que possam rivalizar com o Google e o seu sistema Android
O Aurora é um sistema operacional móvel atualmente desenvolvido pela Russian Open Mobile Platform, com sede em Moscou. Ele é baseado no sistema operacional Sailfish, projetado pela empresa de tecnologia finlandesa Jolla, que contou com um lote de russos na equipe de desenvolvimento. Alguns dos principais codificadores do Google e da Apple também vêm da antiga URSS – expoentes de uma brilhante tradição acadêmica científica.

Em 2014, o empresário russo Grigory Berezkin começou como co-proprietário da Jolla e, a partir de 2016, sua empresa de Plataformas Móveis começou a desenvolver uma versão russa do sistema operacional. Em 2018, a Rostelecom, uma empresa estatal, comprou 75% de participação na Open Mobile Platform.


Antes do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, na semana passada, o presidente da Huawei, Guo Ping, discutiu a possibilidade de adotar o sistema Aurora com o ministro russo de desenvolvimento digital e comunicações, Konstantin Noskov. Segundo Guo, “a China já está testando dispositivos de telefonia móvel com o sistema Aurora pré-instalado.

Em Moscou, antes de se mudarem para São Petersburgo, os presidentes Putin e Xi Jinping discutiram vários acordos possíveis; e estes incluem a parceria Huawei-Aurora, bem como onde localizar algumas das fábricas das linhas de produção da Huawei na Rússia.

Google, aqui vamos nós

O sistema Aurora pode ser considerado parte do plano B de evolução rápida da Huawei em resposta às sanções impostas pelos EUA, A Huawei está agoraimpulsionandoo desenvolvimento e a implementação deseu próprio sistema operacional, o HongMeng, um processo que começou há sete anos. A maior parte do trabalho em um sistema operacional é gravar drivers e APIs (interfaces de programação de aplicativos). A Huawei seria capaz de integrar seu código ao sistema russo em pouco tempo.


A HongMeng, por sua vez, é um projeto-chave dos Laboratórios Huawei 2012, o braço de inovação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico do colosso de Shenzhen.

Sem acesso ao sistema Android do Google? Quem se importa? A Tencent, Xiaomi, Vivo e Oppo já estão testando o sistema operacional HongMeng, como parte de um lote de um milhão de dispositivos já distribuídos.

O lançamento da HongMeng ainda é um segredo bem guardado pela Huawei, mas de acordo com o CEO Richard Yu, isso pode acontecer antes mesmo do final de 2019 para o mercado chinês, rodando em smartphones, computadores, TVs e carros. Há rumores de que o HongMeng é 60% mais rápido que o Android.

O sistema HongMeng também pode abrigar funções dedicadas à segurança e proteção dos dados dos usuários. Isso é o que mais assusta o Google; a Huawei desenvolvendo um software impenetrável para tentativas de hackers. O Google está ativamente fazendo lobby no governo Trump para adicionar outro alívio – ou até mesmo abandonar completamente a proibição da Huawei.


Agora está claro que a equipe de Trump decidiu exercer uma guerra comercial como uma arma geopolítica e geoeconômica. Eles podem não ter calculado que outros produtores chineses têm o poder de balançar mercados. A Xiaomi, Oppo e Vivo, por exemplo, não são (ainda) proibidas no mercado norte-americano e, combinadas, vendem mais que a Samsung. Eles podem decidir mudar para o sistema operacional da Huawei em pouquíssimo tempo e assim impactando o sistema Android do Google.

Até o final de agosto, provavelmente em uma feira da indústria em Berlim, a Huawei deveria anunciar seu novo chip Kirin 985. E em setembro o primeiro smartphone Huawei equipado com HongMeng poderia estar chegando ao mercado.

Observe essa linhagem de sistemas:

O Google comprou o Android em 2005. O Android é baseado no Linux, um sistema operacional de software livre. Já existem sistemas de software livres similares e melhores no mercado, como o Lineage, que tem uma versão adaptada para pelo menos dois modelos Huawei, o P20 Pro e o Honor View 10.

A existência do sistema operacional Lineage é a prova de que a Huawei não enfrenta muitos obstáculos ao desenvolvimento do sistema HongMeng – que será compatível com todos os aplicativos Android. Não haveria problema em adotar o Aurora também. A Huawei certamente vai abrir sua própria loja de aplicativos para competir com o Google Play.

O próximo passo para a Huawei e outros produtores é optar pelos chips de processamento e memória Made in China, quebrando o domínio da Intel, da Qualcomm, da Broadcom, da Micron Technology, da Western Digital e da britânica ARM. E depois há o Santo Graal: o novo sistema 5G. O fundador da Huawei, Ren Zhengfei, sublinhou repetidamente que o que realmente importa é como a Huawei é comparada com a concorrência. 

A guerra total da tecnologia está em pleno vigor. A Huawei pode enfrentar um feitiço muito difícil pela frente. Mas no final de uma estrada longa e sinuosa pode haver um prêmio doce e imbatível; prevalecendo sobre o Google, Cisco, Microsoft, Qualcomm e tudo isso com a ajuda inestimável da própria administração do governo Trump.


A Matrix (o SISTEMA de CONTROLE MENTAL): “A Matrix é um sistema de controle, NEO. Esse sistema é o nosso inimigo. Mas quando você está dentro dele, olha em volta, e o que você vê? Empresários, professores, advogados, políticos, carpinteiros, sacerdotes, homens e mulheres… 

As mesmas mentes das pessoas que estamos tentando salvar. “Mas até que nós consigamos salvá-los, essas pessoas ainda serão parte desse sistema de controle e isso os transformam em nossos inimigos. Você precisa entender, a maioria dessas pessoas não está preparada para ser desconectada da Matrix de Controle Mental. E muitos deles estão tão habituados, tão desesperadamente dependentes do sistema, que eles vão lutar contra você para proteger o próprio sistema de controle que aprisiona suas mentes …”

Mais informações, leitura adicional:


Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário