domingo, 26 de maio de 2019

FORTE TERREMOTO DE 8º NA ESCALA RICHTER SACODE A FLORESTA AMAZÔNICA NO PERU

Forte terremoto de 8º na escala Richter sacode floresta amazônica no Peru
Posted by Thoth3126 on 26/05/2019


Um grande terremoto com uma magnitude preliminar de 8º na escala Richter atingiu a floresta amazônica no centro-norte do Peru neste começo do domingo, informou a pesquisa da US Geological Survey (Serviço Geológico dos EUA), sacudindo a floresta amazônica, colapsando prédios e derrubando energia em algumas áreas. 
O terremoto ocorreu às 07:41:14 GMT (03:41:14 horário de Brasilia) , 75 quilômetros a sudeste da vila de Lagunas e 91 km a leste da cidade de Yurimaguas. O epicentro foi há 109 km abaixo da superfície.
Tradução, edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch
Forte Terremoto de magnitude 8º atinge floresta amazônica no Peru
Um terremoto de magnitude 8º atingiu o norte do Peru no começo deste domingo, levando os oficiais a ativar protocolos de emergência. Em um tweet, o presidente Martín Vizcarra pediu calma e disse que as autoridades estavam checando as áreas afetadas. O prefeito de Lagunas, Arri Pezo, disse à rádio local RPP que o terremoto foi sentido com muita força na região, mas não foi possível se deslocar pela cidade por causa da escuridão da madrugada.

O terremoto ocorreu às 07:41:14 GMT (03:41:14 horário de Brasília) , 75 quilômetros a sudeste da vila de Lagunas e 91 km a leste da cidade de Yurimaguas. O epicentro foi há 109 km abaixo da superfície.

Em Yurimaguas, várias casas antigas desmoronaram e a eletricidade foi cortada, de acordo com o Centro Nacional de Operações de Emergência do Peru. A região possui vários empreendimentos de mineração de minérios efetuadas por várias empresas multinacionais.


As minas de metais próximas ao epicentro incluem Yanacocha, uma mina de ouro de propriedade da Newmont Goldcorp Corp. e da japonesa Sumitomo, bem como da Lagunas Norte, da Barrick Gold, e da mina de cobre Tantahuatay. 

Representantes da mídia da Newmont e da Barrick não responderam imediatamente aos e-mails fora do horário comercial, pedindo seus comentários sobre a situação das suas áreas de mineração que podem ter colapsado com o forte terremoto.

O Peru fica no chamado “Anel de Fogo” do Pacífico, onde ocorre a maior parte da atividade sísmica e os maiores terremotos do mundo. Reuters

Na capital, Lima, as pessoas saíram de casa com medo e foram para às ruas durante à noite. Terremotos são frequentes no Peru, especialmente na região da Cordilheira dos Andes, que fica no chamado Anel de Fogo do Pacífico. “Algumas baixas e danos são possíveis e o impacto deve ser relativamente localizado”, disse o Serviço Geológico dos Estados Unidos, em uma avaliação preliminar.



“Haverá muitas mudanças dramáticas no clima do planeta, muitas mudanças nas condições meteorológicas na medida em que o TEMPO DA GRANDE COLHEITA se aproxima rapidamente ao longo dos próximos anos. Você vai ver a velocidade do vento em tempestades ultrapassando 300 milhas (480 quilômetros) por hora, às vezes.

Deverão acontecer fortes tsunamis e devastação generalizada NAS REGIÕES COSTEIRAS, e emissão de energia solar (CME-Ejeção de Massa Coronal do Sol) que fará importante fusão e derretimento das calotas de gelo nos polos, e subsequente aumento drástico no nível do mar, deixando muitas áreas metropolitanas submersas em todo o planeta“. Saiba mais AQUI.

Muito mais informações, LEITURA ADICIONAL:

Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário