quarta-feira, 15 de maio de 2019

GUERRA COMERCIAL ENTRE EUA X CHINA PODE CAUSAR CRISE GLOBAL DEFINITIVA


Guerra comercial EUA x China pode causar crise global definitiva
Posted by Thoth3126 on 15/05/2019

A atual troca de sanções estilo “olho por olho, dente por dente” na guerra de tarifas entre a China e os EUA poderia forçar Pequim a revidar de forma mais contundente com a chamada “opção nuclear” – despejando no mercado global suas vastas reservas de títulos do Tesouro dos EUA, e com a venda maciça dos títulos norte americanos provocar uma desvalorização substancial do dólar o que afetaria todos os mercados globais.
Tradução, edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch
Opção nuclear da China de vender títulos dos EUA causaria caos absoluto nos mercados globais – afirma especialista
Embora a medida seja parcialmente contraproducente para a própria China, devido ao grande volume que este país possui da dívida pública dos EUA, também terá consequências devastadoras para os mercados financeiros globais, disse à RT Sourabh Gupta, membro sênior do Instituto para Estudos da China-América, em Washington.

“Nesse caso, haveria caos absoluto nos mercados de câmbio globais e, posteriormente, nos mercados acionários globais”, disse ele, acrescentando que com relação às taxas de juros “após significativa volatilidade inicial, os efeitos seriam um tanto suaves” com o sentimento do mercado financeiro, não especificamente as taxas de juros, disse Gupta.

Atualmente, a China possui incríveis US$ 1,13 trilhão em títulos do Tesouro dos EUA.Isso é uma fração do total de US$ 22 trilhões da dívida do tesouro norte americano, mas é cerca de 17,7% dos vários títulos mantidos por governos estrangeiros, de acordo com dados do Tesouro e da Associação dos Mercados Financeiros e da Indústria de Títulos e Valores Mobiliários dos EUA.

Pequim tem recuado de seu papel de comprador no mercado de títulos dos EUA, tendo cortado sua participação em quase quatro por cento nos últimos 12 meses, mas ainda ocupa o primeiro lugar entre os credores estrangeiros dos Estados Unidos.

Gupta disse que, mesmo que o conflito comercial se agrave de forma terrível, ele não acredita que Pequim pare completamente de comprar dívidas dos EUA. “Há melhores vias de retaliação, como boicotes da compra de bens norte-americanos aos consumidores. Até que a China internacionalize, valorize e encorpe a sua moeda, ela simplesmente não pode se afastar dos mercados de dívida dos EUA … e isso seria prejudicial para si mesmo ”, disse ele.

Enquanto isso, William L. Anderson, professor do College of Business da Frostburg State University, acredita que “se a retórica anti-chinesa da Casa Branca continuar, então os chineses comprarão menos dívidas dos EUA, pelo menos no curto prazo”.

Ele disse à RT que os consumidores americanos certamente sentiriam o aperto, observando: “Nós também vimos uma séria queda no mercado de ações dos EUA em grande parte por causa dessa desnecessária e destrutiva guerra comercial tarifária que tem suas raízes na administração de Donald Trump”.

De acordo com Gupta, os compradores estrangeiros da dívida dos EUA, incluindo a China notavelmente, são jogadores importantes no mercado em um momento em que “a dívida pública dos EUA como porcentagem do PIB do país está gradualmente se aproximando de três dígitos”.

Se a China sair parcialmente do mercado de títulos dos EUA, Washington terá que encontrar novos compradores para sua dívida pública. Isso exigirá taxas de juros mais altas, o que, por sua vez, terá implicações negativas para a economia dos EUA, disse Gupta, acrescentando, no entanto, que “é preciso também manter a perspectiva”.

Ele explicou que os mercados de venda dos títulos do Tesouro dos EUA são profundos e líquidos, e a saída da China, deste mercado, em um momento em que as taxas de juros já estão próximas de baixas de décadas, apenas causará um modesto aumento nas taxas.

“Como o principal emissor de moeda de reserva no sistema monetário internacional, o governo dos EUA poderá financiar suas necessidades de empréstimos de médio prazo sem prejudicar significativamente a economia doméstica. Mas certamente não seria indolor ”.


A Matrix (o SISTEMA de CONTROLE MENTAL): “A Matrix é um sistema de controle, NEO. Esse sistema é o nosso inimigo. Mas quando você está dentro dele, olha em volta, e o que você vê? Empresários, professores, advogados, políticos, carpinteiros, sacerdotes, homens e mulheres… As mesmas mentes das pessoas que estamos tentando despertar. Mas até que nós consigamos despertá-los, essas pessoas ainda serão parte desse sistema de controle e isso as transformam em nossos inimigos. Você precisa entender, a maioria dessas pessoas não está preparada para ser desconectada da Matrix de Controle Mental. E muitos deles estão tão habituados, tão profunda e desesperadamente dependentes do sistema, que eles vão lutar contra você para proteger o próprio sistema de controle que aprisiona suas mentes …”


Muito mais informações, leitura adicional:

Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário