segunda-feira, 3 de outubro de 2016

CHINA E RÚSSIA INVESTEM PESADO EM OURO

china-compra-ouro

  Por que China e Rússia compram tanto ouro?

Posted by Thoth3126 on 01/10/2016

Saiba por que China e Rússia compram tanto ouro

Não só Vladimir Putin fez da Rússia o maior produtor mundial de petróleo, ele também fez de seu país o maior comprador de ouro do planeta. Seu banco central adicionou aos estoques mais 570 toneladas do metal OURO na última década, mais de um quarto da vice-campeão em compras, a China, de acordo com dados do FMI compilados pela Bloomberg. O peso do ouro acrescentado aos cofres russos também é quase o triplo do peso da Estátua da Liberdade.
Edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch
Como o ouro nas reservas oficiais protege Pequim e Moscou contra a dominância do dólar. Saiba por que China e Rússia compram tanto ouro.
A China e a Rússia, primeiro e terceiro produtores mundiais, estão igualando os países ocidentais nos estoques de metais preciosos em suas reservas oficiais. O que isto pode significar e por que os países gastam seus lucros para comprar ouro? P
equim e Moscou estão acumulando estoques de ouro por uma variedade de razões. Uma delas é que suas economias nacionais dependem historicamente das cotações do dólar norte-americano.

Esta dependência se revela mais aguda em tempos de crises econômicas ou em casos de inflação cambial. Vale a pena assinalar que o dólar se tem desvalorizado em 30% no prazo dos últimos 15 anos, e perdeu até 97% do seu poder de compra durante o século, o que torna a moeda norte-americana não tão atraente como parece à primeira vista.
A China e a Rússia parecem estar seguindo uma campanha estratégica para contrariar o peso do dólar em suas reservas. No ano passado, a China divulgou uma informação sobre suas reservas de ouro, revelando o volume de 1.658 toneladas, em junho de 2015, contra o montante anteriormente relatado de 1.054 toneladas.
De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), que registra os volumes de ouro de todos os países em cada mês, a China estava comprando quantidades mensais de cerca de 11 toneladas de janeiro a abril de 2016, mas parou de o fazer para as suas reservas em Maio.

Em comparação com a China, a Rússia tem registrado maiores volumes de compras mensais de ouro entre janeiro e junho de 2016, de 14 toneladas por mês, de acordo com os últimos dados do FMI.
No entanto, tendo 300 toneladas em suas reservas ouro a menos do que a China, a Rússia ainda precisa continuar suas compras de ouro por seis anos para igualar os montantes de ouro da França e Itália.

Saiba MUITO mais em: 

Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.