terça-feira, 16 de setembro de 2014

A FAIXA DE GAZA -




Prof.  Dr. Oscar Luiz Brisolara


A faixa de gaza é uma região minúscula. Há quem a chame de enclave. Porém ela não se inclui dentro desta categoria, pois não está encerrada apenas dentro dentro de um outro país: está cercada ao norte e ao leste por Israel; ao sul pelo Egito e a oeste, pelo Mar Mediterrâneo.
Essa faixa, se compararmos com o extremo sul do estado do Rio Grande do Sul, estender-se-ia, partindo da cidade do Rio Grande, até a Vila da Quinta, com uma latitude média de dez quilômetros. Dentro dos limites da Faixa, vivem em torno de 1,7 milhão de habitantes, portanto, mais de três vezes as populações dos municípios de Rio Grande e Pelotas, que compreendem uma área muito maior.






CIDADE DE GAZA

A fronteira com o Egito tem apenas 11 quilômetros. A fronteira leste, com Israel, tem 41 quilômetros de comprimento e 10 quilômetros de leste a oeste, totalizando 51 quilômetros de fronteira com Israel, tendo a costa marítima 40 quilômetros. Isso totaliza uma área de 365 quilômetros quadrados.
FAIXA DE GAZA
Ai vive uma população de 1,7 milhão de habitantes. São predominantemente muçulmanos, sunitas, ou seja, moderados. A maior cidade dessa região é Gaza, que dá nome a toda a região. Gaza é uma cidade de 450 mil habitantes. A faixa começa, ao norte com a cidadezinha de Beit Lahia, que tem em torno de 60 mil habitantes.
Viajando de Beit Lahia para o leste, em direção à fronteira de Israel, encontra-se outra cidadezinha, menor ainda do que a primeira, Beit Hanoun, com 32 mil habitantes. Seguindo para o sul está Jabalia, um pouco maior, com 83 mil habitantes. Mais ao sul, muito próximo, está, então, a cidade mais importante e mais antiga da região, Gaza.
Bem ao centro da região, encontra-se Deir el-Balah, a 19 km de Gaza, pela estrada central que se dirige ao sul, em direção ao Egito. Essa cidade congrega 50 mil habitantes.  Mais ao sul está Khan Yunes, a maior cidade do sul de Gaza, com uma população que se aproxima dos 300 mil habitantes. É uma região semidesértica e congrega um grande número de refugiados. A leste desta cidade, situa-se Abasan al-Kabera, a dois quilômetros da fronteira com Israel. Sua população aproxima-se dos 25 mil habitantes. É uma região agrícola de grande importância.
CIDADE DE RAFAH 

A trinta quilômetros ao sul de Gaza encontra-se a cidade Rafah, que faz fronteira com o Egito, no deserto do Sinai. É nessa cidade que se encontra o aeroporto internacional de Gaza.  Rafah tem uma população aproximada de 70 mil habitantes. A restante população da  Faixa de Gaza vive em vilarejos e na área rural.
Politicamente, há o conflito com Israel e a disputa política entre os movimentos Hamas, organização palestina, de orientação sunita, e a Al-Fatah também palestina, de orientação nacionalista, criada pelo falecido líder Yasser Arafath.. A autoridade oficial de toda a Palestina, que não se reduz a Faixa de Gaza, é exercida por um grupo reconhecido pela ONU, a Autoridade Nacional Palestiniana, embora não haja uma estado oficial palestino. Mas atuam ainda na região o Hezbolah, com sede no Líbano, de orientação xiita. Também tem influência na região a Al-Qaeda, fundada por Osama bin Laden. Isso provoca uma imensa confusão e conflitos de poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário