segunda-feira, 22 de setembro de 2014

EQUINÓCIO DA PRIMAVERA

Prof. Dr. Oscar Luiz Brisolara
Hoje, 22 de setembro de 2014, é o equinócio da primavera no hemisfério sul, correspondendo ao equinócio de outono no hemisfério norte. Isso significa que o dia e a noite de hoje são absolutamente iguais. O termo equinócio forma-se de dois radicais latinos: aequus, que significa igual, e nox, noctis que tem o significado de noite.
Também significa que, em nosso hemisfério sul, inicia-se a primavera e, no norte, o outono. Em termos de astronomia, o equinócio refere-se ao momento em que a terra é iluminada pelo sol em sua faixa do equador.

Em termos de astronomia, o equinócio acontece quando a linha que une o centro da Terra ao centro do Sol está sobre o equador, equivale afirmar que o sol está a pino, em termos de astronomia dir-se-ia que o sol está no zênite, na linha do equador, o que, em ciência chama-se de latitude 0º (latitude zero). No Brasil, por exemplo, a cidade de Macapá, situa-se na linha do equador, e, portanto, terá hoje sol a pino. Isso vale dizer que, no momento do equinócio, o segmento de reta que une o centro da Terra ao centro do Sol é absolutamente perpendicular ao eixo de rotação da terra.



BIBLIOGRAFIA
Imagem disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Equin%C3%B3cio#mediaviewer/File:Equin%C3%B3cioPT.jpg